• Henrique Alves

Grupo utiliza 3.800 PlayStation 4 para criar fazenda ilegal de mineração virtual

Além dos PS4, cerca de 5 mil peças de hardware, 500 placas de vídeo, 50 processadores, notebooks e celulares também foram encontrados e confiscadas.

Fazenda de Mineração com PS4
Fazenda de Mineração com PS4 - Crédito: SSU Ucrânia

Na cidade de Vinnytsia, na Ucrânia, um grupo usou 3.800 PlayStation 4 para mineração ilegal de criptomoedas, segundo Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) que encerrou a ação dessa que é uma das maiores fazendas já encontradas no país e que usava "gatos" para minerar moedas virtuais na rede elétrica, o que poderia causar um apagão em bairros inteiros se continuasse a operar.


Além dos PS4, cerca de 5 mil peças de hardware em geral também foram encontradas e confiscadas e mais de 500 placas de vídeo, 50 processadores, notebooks e celulares foram apreendidos. O ato se enquadra no artigo 188-1 da lei ucraniana para crimes de "roubo de água, eletricidade ou aquecimento através de uso não autorizado"


INCRÍVEL, MAS NADA EFICIENTE


Conforme sites especializados, como o Tom's Hardware, usar PlayStation 4 para isso não é nada eficiente, pois as memórias de vídeo são os componentes mais importantes para mineração, considerando largura de banda, velocidade do clock e quantidade de memória, tudo o que o PS4 não tem muita eficiência em fazer.

VEJA TAMBÉM